CIDADE EM FOCO.

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domingo, 12 de outubro de 2025

SALADA PERSONALIZADAS

 FRUTAS

Ele fatura R$ 10 milhões com negócio de saladas personalizadas

Caique Lima, 30, ajudava os pais no restaurante da família desde os 14 anos. Adulto, decidiu abrir um negócio especializado em alimentação saudável, tendo como carro-chefe no cardápio o “monte sua salada”. Hoje, a Frutaria Ipiranga tem oito unidades e meta de chegar a 20 lojas até o final de 2026. Em 2024, a empresa faturou R$ 10 milhões.

Frutaria Ipiranga foi aberta em 2018. Lima e mais um sócio (que não está mais no negócio) investiram R$ 100 mil.

Loja de açaí era a ideia inicial. Lima diz que, antes mesmo da abertura do negócio, já incluiu o conceito do ‘monte sua salada’ no cardápio, para atender uma região que não tinha opções de alimentação saudável.

“Meu ex-sócio já tinha morado na Europa e, por lá, a ideia das bowls [tigelas] de saladas já era bem difundida. Então, iniciamos o trabalho com esse produto por aqui e se tornou o carro-chefe da Frutaria Ipiranga”, explica Caique.

Destaque é o “monte sua salada”. Neste modelo, o cliente escolhe 1 tipo de base (mix de folhas, alface ou rúcula), 6 toppings (são mais de 30 opções), 1 proteína, 1 carboidrato e 1 molho. Montada, uma salada pesa 500 gramas, em média. Os preços vão de R$ 43,90 a R$ 58,90 (depende da proteína escolhida).

Franquia custa a partir de R$ 377 mil

Em 2022, a empresa lançou o modelo de franquia. Na época, a marca tinha três lojas próprias. “Quando percebi que a operação tinha sido replicada e o negócio funcionava perfeitamente, concluí que a empresa estava madura o suficiente para franquear, com estrutura e padrão de processos, manual de operação, treinamentos e suporte funcionando bem. Achei que era o momento e deu muito certo”, declara Lima.

Hoje, a rede tem 8 lojas. Apenas uma delas é própria (Ipiranga), e as outras sete são franqueadas. Estão localizadas em bairros de São Paulo (Ipiranga, Jabaquara, Vila Mariana, Aclimação, Itaim Bibi, Jardins e República) e na cidade de São Caetano do Sul (SP). Em outubro, a previsão é abrir uma franquia em Goiânia.

Meta de ter 20 unidades até o final de 2026: Segundo Lima, a empresa vai priorizar as capitais. “Geralmente, a capital é a maior cidade do estado. A ideia é que a marca se torne referência na capital, primeiro, para depois ir para cidades do interior. O cardápio também será 100% o mesmo”, diz Lima.

Em 2024, a empresa faturou R$ 10 milhões. O lucro não foi informado.

Fonte: UOL

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